Open Innovation
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Inovação Aberta - O que é e por quê é bom para meu negócio?

Inovação Aberta - O que é e por quê é bom para meu negócio?
Ubiratan Alessio
abr. 22 - 3 min de leitura
000

Por muito tempo, organizações cresceram, desapareceram, se transformaram e nasceram. Independente do setor ou indústria, os objetivos são os mesmos, vender mais produtos e serviços e conquistar mais clientes. Para isso, buscam sempre eficiência operacional e produtividade para conseguir entregar cada vez mais valor, a um preço sempre competitivo.

A fim de manter essa competitividade, empresas terceirizam, o que não faz parte de seu coração até que se mostre viável verticalizar - incluir em sua cadeia produtiva -. Essa estratégia se mostrou viável durante bastante tempo, quando o mercado não mudava tão rápido e os clientes não eram tão “infiéis” às marcas, devido aos novos hábitos de consumo.

As startups - negócios normalmente pequenos, com base tecnológica, e exponencialidade de seus produtos no mercado a custos baixos revolucionaram e continuam revolucionando o mercado com sua velocidade. Portanto, muitas empresas estão buscando diminuir seu tamanho ou estrutura para acompanhar essa velocidade. É aí que entra a Inovação Aberta como forma de fazer negócios na nova economia.

Empresas tradicionais e não necessariamente exponenciais, começam a se conectar com esses novos negócios e empreendedores para aprender sobre velocidade, desenvolver projetos e novos produtos em conjunto, mas também para resolver problemas atuais com tecnologias que estão sendo desenvolvidas por Startups. Um entra com a velocidade e mindset ágil, o outro entra com uma gama de recursos, experiência ou vontade de mudar.

Startups precisam de recursos, empresas tradicionais precisam de mudanças. Apenas nesses dois pontos, encontros já são possíveis. Então, Inovação Aberta é a forma de empresas tradicionais resolverem seus gargalos, se diferenciarem, melhorarem processos e desenvolverem produtos em conjunto com novos negócios e empresas da nova economia, e estas de conseguirem encaixar seu produto em necessidades atuais e obter recursos para desenvolvê-lo. É um conceito que leva em conta de que para que um ganhe, o outro não necessariamente deve perder. Existe um ponto de equilíbrio e oportunidade de ganhos em ambos.

Levando a Inovação Aberta não apenas como um fenômeno mas como uma nova forma de fazer negócios. Empresas, Startups, empreendedores, investidores e ambientes de inovação podem se aproveitar desse movimento e quebrar de uma vez por todas o que separa o ontem do amanhã, que são as necessidades presentes. Afinal, se todos saem ganhando, novos empregos, produtos, bem-estar e desenvolvimento socioeconômico são gerados na economia. Os transbordamentos são imensuráveis e assim, evita a formação de bolhas no ecossistema.

Essa é a missão do 365 Innovation Hub, unir todos os agentes do ecossistema e redesenhar suas relações. Então, com quem você quer inovar hoje?

Para mais informações / contato@365innovationhub.com


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você